Nome científico:
Phyllanthus niruri
Indicação de uso:
No uso tradicional é utilizada para combater as pedras nos rins e proteger o fígado, já que possui propriedades diuréticas e hepatoprotetoras, além de também ser antioxidantes, antiviral, antibacteriana, antiespasmódica e hipoglicemiante. Utilizada para litíase renal e afcções dos rins, antibacteriana, analgésica, relaxante dos ureteres, anti-inflamatória, uricosúrica, é hepatoprotetora e atua como auxiliar nos tratamentos de afecções hepáticas.
Tipo de preparo:
No Chá a erva é jogada na água fervendo e deixada por cerca de 1/2 minuto a ferver em recipiente tampado. Deixá-lo tampado por alguns minutos.
Infusão: 3 g (e colher de sopa) em 150mL (uma xícara de chá) - utilizar uma xícara de chá de 2 a 3 vezes ao dia.
Se for preparar em decocção utilizar 3 a 4 colheres de chá em 150 ml de água (uma xicara).
Na decocção a planta é fervida por algum tempo em recipiente tampado. Depois deixá-la tampada por alguns minutos. Esta forma é mais apropriada para raízes, cascas e sementes, porém estas devem ser cortadas em pequenos pedaços ou esmagadas antes de serem utilizadas.
Interações e contraindicações:
Quando utilizada em altas quantidades e em tempo prolongado pode produzir dirréias e monitorar o uso ao associar com diuréticos, hipotensores, hipoglicemiantes e insulina.
Não deve ser utilizado na gravidez e na lactância.
Produto Orgânico, de plantio agroflorestal, de conhecimento ertnobotânico e com avaliação etnofarmacológica
Produtos de origem natural para atividades xamânicas, esotéricas e espirituais.