Nome científico:
Curcuma longa L.
Indicação de uso:
No uso tradicional é .é utilizado como antiinflamatório natural para as articulações, órgão vitais e região digestva. Combate inflamações,
pois atua diretamente em um sistema que provoca a inflamação em nosso organismo chamado NF Kappa Beta, que é um fator de transcrição dos processos inflamatórios. A curcumina também inibe o metabolismo do ácido araquidônico, bem como as atividades da ciclooxigenase, lipoxigenase e citocinas.
Fornece ao organismo um potente efeito antioxidante, que inibe o excesso de radicais livres que são promotores de envelhecimento acelerado do nosso organismo e impactos diretos na situação de nosso metabolismo e de nossas funções cardíacas, isto porque auxilia os níveis saudáveis de colesterol que já estão dentro da faixa normal, ajudando a inibir a inflamação vascular.
Atua com amplos benefícios para a atividade do nosso intestino. Também apoia a função pancreática saudável ao estimular a saúde das chamadas ilhotas pancreáticas;
Atua na saúde do nosso cérebro, pois, os curcuminóides também podem beneficiar sua mente e isto é apresentado em estudos que sugerem que a curcumina otimiza a função cerebral saudável e oferece benefícios neuro-protetores.
A curcumina produz efeito detox no organismo,
Substâncias pesquisadas em diversos trabalhos de diferentes autores:
óleo resina e óleo essencial cujos componentes são turmerona, dehidroturmerona e cetonas aromáticas (zingibereno, alfa-felandreno, sabineno, cineol e borneol) em menores proporções.
Tipo de preparo:
No Chá a erva é jogada na água fervendo e deixada por cerca de 1/2 minuto a ferver em recipiente tampado. Deixá-lo tampado por alguns minutos.
Se for preparar em decocção utilizar 3 a 4 colheres de chá em 150 ml de água (uma xicara).
Na decocção a planta é fervida por algum tempo em recipiente tampado. Depois deixá-la tampada por alguns minutos. Esta forma é mais apropriada para raízes, cascas e sementes, porém estas devem ser cortadas em pequenos pedaços ou esmagadas antes de serem utilizadas.
Interações e contraindicações:
Deve ter cautela ao associar com anticoagulantes, anti-inflamatórios não-esteroidais, corticóides, hipoglicemiantes, verapamil. Atenção: o uso execessivo pode gerar ansiedade e monitorar o uso em litíase biliar.
Produto Orgânico, de plantio agroflorestal, de conhecimento ertnobotânico e com avaliação etnofarmacológica
Produtos de origem natural para atividades xamânicas, esotéricas e espirituais.