Nome científico:
Erythroxylum vaccinifolium
Indicação de uso:
Tônico sexual, auxiliar no combate à exaustão física e mental.
A CATUABA AMAZÔNICA é conhecida e usada por tribos indígenas a centenas de anos, principalmente pelo povo TUPI, de onde deriva o seu nome KATU ABA, do idioma Tupi antigo, o HOMEM BEM, ou seja, saudável, forte, vigoroso e ativo.
Na prática popular é utilizada como uma planta medicinal benéfica como estimulante do apetite, distúrbio digestivo e depurativo, em chá utiliza-se (1) uma xicara 3 a 4 vezes ao dia.
Tipo de preparo:
No Chá a erva é jogada na água fervendo e deixada por cerca de 1/2 minuto a ferver em recipiente tampado. Deixá-lo tampado por alguns minutos.
Se for preparar em decocção utilizar 3 a 4 colheres de chá em 150 ml de água (uma xicara).
Na decocção a planta é fervida por algum tempo em recipiente tampado. Depois deixá-la tampada por alguns minutos. Esta forma é mais apropriada para raízes, cascas e sementes, porém estas devem ser cortadas em pequenos pedaços ou esmagadas antes de serem utilizadas.
Interações e contraindicações:
Devem evitar os portadores de glaucoma, pois aumenta a pressão intra-ocular e em casos raros ocorre taquicardia. Cautela ao utilizar na gravidez e lactância.
Produto Orgânico, de plantio agroflorestal, de conhecimento ertnobotânico e com avaliação etnofarmacológica realizada pelo KVTRD Institute.
Produtos de origem natural para atividades xamânicas, esotéricas e espirituais.